terça-feira, 11 de outubro de 2011

Propagandas antigas: a dominação hegemônica da mídia

     A mídia não é inocente. Nunca foi. Ela é o espelho da classe dominante, o reflexo de uma política que vende seu produto para uma classe: a burguesia. Trabalhadores e pobres não tem vez nesse sistema. Mas, existem produtos que alcançam todas as classe: a coca-cola é um exemplo. Por muitos chamada a "água negra do imperialismo" essa verdade não foge da realidade, principalmente quando observamos um antigo comercial dessa empresa. Os comerciais são, na verdade, uma amostra do produto, uma apresentação do "pronto". O comercial não representa de maneira alguma o sofrimento dos milhares de trabalhadores que deixaram o produto "pronto". Confira abaixo alguns comerciais que apresentam essa realidade. Eles são muito antigos e apresentam algumas empresas que ainda são líderes no mercado de consumo, como a Pernambucanas:


















3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa propaganda dos cobertores é muito boa. :)
    Mas de certa forma lembra um orfanato. ^^
    Contudo é curioso a forma que algumas marcas alavancadas pela mídia ficam enraizadas nas pessoas. Minha mãe só compra molho de tomate elefante, se oferecer outro, mesmo sem testar, recusa dizendo que é ruim.

    ResponderExcluir
  3. Isso pode ser, nas palavras de Gramsci, a hegemonia da ideologia capitalista. A cultura midiática não problematiza as diferenças. Seu produto atinge todas as classes ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir